Viagem histórica: conheça os museus de Chapecó


A cidade que fica a 556 quilômetros de Florianópolis está entre um dos cinco principais polos de Santa Catarina. Chamada de “Capital do Oeste” e “Capital Catarinense de Turismo de Negócios”, é considerada um importante centro industrial do estado. Apesar disso, a maior cidade do Oeste soube manter as suas tradições com o passar dos anos e isso reflete em atrações turísticas, como museus e monumentos históricos. 

Museu da Colonização 

Museu da Colonização

Para quem quer aprofundar os conhecimentos sobre a história da cidade, o local é perfeito. O MCC está sediado na Casa Histórica da família Bertaso, situada no Parque de Exposições da EFAPI. O local foi criado em 2011 e conta com objetos que remetem à colonização de Chapecó.

O MCC tem como objetivo divulgar e problematizar aspectos da história da colonização da cidade, apresentando as trocas e conflitos dos diversos grupos étnicos que participaram do processo. 

As exposições abrigadas no espaço do museu, divididas em salas temáticas, buscam representar e discutir os diferentes grupos de participaram do processo de colonização, bem como aspectos históricos da casa e do cotidiano das famílias de colonizadores.

O espaço possui atendimento especial para instituições de ensino através de visitas mediadas e do oferecimento de atividades educativas destinadas a diferentes faixas etárias.

Museu de História e Arte de Chapecó 

Museu de História e Arte de Chapecó

Em 2009 foi criado o Museu de História e Arte de Chapecó, tendo como sede o Prédio Histórico da Prefeitura Municipal. Para compor o acervo do novo museu, foi incorporado à instituição um acervo artístico que estava sob a guarda da Fundação Cultural de Chapecó, situada também no Prédio Histórico. 

O acervo veio do Memorial Paulo de Siqueira e da Galeria Municipal de Artes Dalme Marie Grando Rauen. O espaço homenageia a artista e funciona também como local de exposições temporárias, cuja ocupação ocorre por edital público no qual concorrem artistas locais. 

Em algumas edições deste edital, uma das contrapartidas dos artistas selecionados era a doação de uma das obras expostas para a Fundação Cultural, dessa forma, a fundação foi acumulando um acervo artístico que era incrementado com doações diversas da comunidade.

Museu Antônio Silvestre de Campos

Museu Antônio Silvestre de Campos

O local fica no Prédio Histórico da Prefeitura Municipal, edifício tombado pelo município, inaugurado em 1950 para servir de sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário no município MASC. Foi criado em 2009 e atualmente divide espaço também com o Setor de Artes Visuais da Prefeitura Municipal de Chapecó.

O primeiro espaço museológico de Chapecó surgiu, de maneira informal, no ano de 1974 e teve como sede o piso superior do edifício que abrigava a Prefeitura Municipal, situado em frente à Praça Coronel Bertaso, na área central da cidade.O acervo foi constituído com as doações de pessoas físicas e de instituições diversas.

Lá é possível conhecer a história dos indígenas, das etnias kaingang e guarani mbya, no acervo reunido pelo juiz Antônio Selistre de Campos.


Maria Luiza

Jornalista em formação, focada em trazer as curiosidades mais legais de Santa Catarina para os leitores.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format