Roteiro de viagem: um passeio pela Costa da Lagoa, em Florianópolis


A Costa da Lagoa é uma pequena comunidade que rodeia o lado norte da Lagoa da Conceição. Só é possível chegar até o local de barco ou por uma trilha de seis quilômetros. É o passeio ideal para quem quer curtir a natureza, deixar o carro e as preocupações do dia-a-dia de lado e aproveitar um tempo saudável ao lado de quem ama. 

O local é muito procurado por conta dos muitos restaurantes que ficam na beira da lagoa e que tem várias opções de pratos saborosos à base de frutos do mar. Quem visita a Costa também tem a oportunidade de viver uma verdadeira viagem histórica e cultural ao passear por lá, uma localidade aconchegante e tombada como Área de Preservação Cultural. 

Costa da Lagoa – Florianópolis

Como chegar

O ideal para quem quer visitar o local é reservar um dia exclusivo para o passeio, pois ele pode durar o dia inteiro. Seja de barco ou pela trilha, a melhor parte é apreciar o visual da natureza e aproveitar a gastronomia local com bastante calma. 

Costa da Lagoa – Florianópolis

O principal terminal dos barcos para a Costa da Lagoa fica no centrinho da Lagoa da Conceição, junto à ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras. Para quem optar por ir de ônibus até a o centrinho da Lagoa, basta pegar uma linha até o Terminal de Integração da Lagoa (TILAG), e depois caminhar até o terminal do barco.

Uma outra opção é embarcar na parada de barcos localizada no Canto dos Araças, onde fica outro ponto de parada dos barcos da Costa da Lagoa. O local é o ponto de partida da Trilha da Costa da Lagoa, também conhecida como Trilha Caminho da Costa. O trajeto completo é considerado de nível médio a pesado, tem cerca de sete quilômetros de extensão e dura aproximadamente duas horas. 

Opções deliciosas para experimentar 

Costa da Lagoa – Florianópolis

Há cerca de quinze restaurantes na Costa da Lagoa, localizados em sua maioria entre as paradas 16 e 19. A maior parte dos turistas procura o ponto 16, onde há vários restaurantes um ao lado do outro. Neste ponto também é possível entrar na trilha para chegar em poucos minutos a uma cachoeira que se encontra ali. 

O que visitar? Anota aí! 

Costa da Lagoa – Florianópolis

Uma boa pedida é aproveitar para conhecer o caminho por dentro da comunidade e a bela cachoeira do local. Outra opção para os amantes de trilha é o caminho histórico que começa no Canto dos Araçás. Ao longo do percurso é possível conhecer os calçamentos de pedras coloniais, o engenho de farinha do final do século 19 e o sobrado construído em 1780. 

Além de caminhar em meio à vegetação da Mata Atlântica, também é possível avistar espécies como sagui-do-cerrado, macaco-prego, gralha-azul e tucano-do-bico-verde. Depois, vale a pena sentar em um dos restaurantes para repor as energias e tomar uma bebida bem gelada, com direito a uma comida deliciosa para agradar o paladar.


Maria Luiza

Jornalista em formação, focada em trazer as curiosidades mais legais de Santa Catarina para os leitores.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Quiz de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Teste de trivia
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar conhecimento
Enquete
Votando para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com embutidos e visuais
Lista
Os listículos clássicos da Internet
Contagem regressiva
As contagem regressivas clássicas da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para obter a melhor submissão
Lista classificada
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine Embeds
Áudio
Embutidos do Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF