Guarda do Embaú: o que fazer no paraíso catarinense


Chegou a primavera, o calor e, com ambos, a vontade de aproveitar mais a vida ao ar livre e conhecer as belas praias do litoral catarinense. Na Guarda do Embaú, em Palhoça, a 54 quilômetros ao sul de Florianópolis, os visitantes podem aproveitar travessias de barco, trilhas e paisagens para perder o fôlego. 

Foto: divulgação

Seja para passar o fim de semana ou alguns dias de férias, o local é perfeito para quem busca um destino repleto de belezas naturais, clima descontraído e aconchego, conhecido internacionalmente como um paraíso em Santa Catarina. 

Descoberto pelos surfistas há algumas décadas, o local  passou a ser procurado pelos melhores surfistas do país em busca das poderosas ondas locais. Depois, alguns personagens de renome nacional foram morar na Guarda, o que também ajudou a divulgar o lugarejo.

Foto: divulgação

 Hoje o público é variado e popular, sendo bastante frequentada mesmo fora da temporada nos dias de calor. Se você quer viver momentos leves e alegres neste lugar, separamos algumas dicas para aproveitar as melhores atrações: 

Centro da Guarda 

Foto: Turista Profissional

O centro é cheio de lojinhas de artesanatos, roupas de confecção local, bares e restaurantes com comidas típicas, além de muitos cantinhos pitorescos para apreciar o local. Lá, é possível enxergar muito encanto e apreciar a vida leve que os locais levam. Muitos vivem de artesanato e seguem em busca de encher a vida de tranquilidade e qualidade.

A noite, a dica é aproveitar os bares e restaurantes. O forte são os frutos do mar, contudo, é possível encontrar pratos para todos os gostos, inclusive restaurantes que servem pratos vegetarianos e veganos. O ambiente é perfeito para um bom jantar ou para finalizar o dia saboreando bons drinks na beira do Rio da Madre ou na rua principal do centrinho. 

Rio Madre

Foto: ND Mais

Para chegar no local, as pessoas precisam atravessar o rio em belas canoas de diversos tons que deixam a paisagem colorida logo na chegada. O rio divide o local que possui boa estrutura para atender os veranistas da praia com larga faixa de areia. Alguns encaram a travessia a pé ou a nado, o que depende da maré e da profundidade dos bancos de areia.

Trilha da Pedra do Urubu 

Foto: Vida de Turista

Uma das principais atrações da Guarda do Embaú é a Trilha da Pedra do Urubu. O percurso é bem íngreme, mas para aqueles mais acostumados, é considerado curto e pode ser feito até mesmo por crianças. São aproximadamente 25 minutos de subida, sendo que o trecho é mais inclinado na parte final, mas muito bem sinalizado. 

É essencial usar tênis e roupas leves e não esquecer do protetor solar. Além disso, é importante ficar atento à placa que sinaliza dobrar à esquerda ao invés de seguir reto em direção a Prainha. 

Já no topo, na Pedra do Urubu, a 115 metros de altura, a paisagem espetacular compensa o esforço com vista para a ilha do Coral, distante quase cinco quilômetros da costa. Porém, é preciso ter cuidado sobre a pedra, principalmente se estiver com crianças, em razão da altura e do pouco espaço. A dica é fazer o seu passeio em momentos de baixo movimento. 

Vale da Utopia

Foto: divulgação

Com cerca de 50 metros de comprimento, uma pequena orla de areia, mar com águas cristalinas e esverdeadas e sem nenhuma infra estrutura, o Vale da Utopia fica entre a Praia da Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira. 

Turistas que visitam o local costumam ficar encantados com a energia incrível. Há quem diga, inclusive, que o Vale é um importante ponto energético na América Latina, de contato direto com o cosmos. 

Para chegar lá, é necessário fazer uma verdadeira jornada por lama, subidas e descidas. O vale consiste em uma propriedade privada onde é possível acampar. Há pouca infraestrutura, mas o local dispõe de um banheiro e bar e muitas belezas naturais.

Prainha 

Foto: Vida de Turista

A prainha tem acesso através de uma trilha curta e é o local perfeito para curtir momentos de tranquilidade, já que por conta do acesso não é muito frequentada. Não tem nenhuma infraestrutura, mas é repleta de natureza. 

O costão abriga um aglomerado de pedras e pequenas piscinas naturais de águas translúcidas. Para quem deseja passar o dia inteiro, é importante levar água, protetor solar, comida e saco de lixo para não deixar nenhum resíduo para trás. 

Os cuidados com a paisagem local fazem com que a água da praia seja limpa e cristalina, porém gelada mesmo em dias de calor. 

Praia do Maço

Foto: divulgação

Uma pequena faixa de areia, cheia de pedras, perfeita para um banho de mar para lavar a alma. E, assim como o visual do Vale da Utopia, a Praia do Maço tem uma vista incrível, tanto do vale quanto da região toda, onde em um dia de sol, é possível ver o sul da ilha de Florianópolis.

Como chegar

Existem várias formas de se ir da capital catarinense até o local. Se você pretende ir de transporte público, vale a pena se informar no Terminal TICEN sobre os horários dos ônibus – há viagens diárias para Palhoça. O aeroporto mais próximo da Guarda do Embaú também fica em Floripa.

De carro, boa parte do trajeto é via BR 101. O caminho é o mesmo realizado para a Praia da Pinheira, e é feita a travessia do Rio da Madre para chegar à praia.


Maria Luiza

Jornalista em formação, focada em trazer as curiosidades mais legais de Santa Catarina para os leitores.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Quiz de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Teste de trivia
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar conhecimento
Enquete
Votando para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com embutidos e visuais
Lista
Os listículos clássicos da Internet
Contagem regressiva
As contagem regressivas clássicas da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para obter a melhor submissão
Lista classificada
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine Embeds
Áudio
Embutidos do Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF