Chegada da primavera: o que fazer em Urubici nos dias mais quentes?


As belezas naturais de Urubici encantam turistas de todos os lugares do Brasil. Com a localização privilegiada no ponto mais alto de Santa Catarina, o local enche os olhos com a quantidade de cânions, cachoeiras e cavernas. Com a chegada da primavera, os dias mais quentes vêm de brinde, e nessa temporada, visitar a bela cidade também é uma boa pedida.

Urubici – SC

A cidade, que fica a 174 quilômetros de Florianópolis, reúne aconchego, conforto e atrações turísticas imperdíveis. Quem visita o local pode aproveitar o melhor da serra catarinense em qualquer período do ano. A vida simples dos moradores da região, alinhada com a receptividade típica, faz de Urubici um dos municípios mais procurados pelos turistas.

Cascata do Avencal

Foto: Cascata do Avencal

O acesso a parte superior da cascata é feito através do quilômetro 34 da SC-110 no sentido Urubici – São Joaquim, depois de percorrer mais 1,5 quilômetros de estrada de terra. Os dois parques instalados no local cobram entrada para visitação e também são oferecidas outras atividades, como rapel, salto de pêndulo e tirolesa, que não estão incluídas no valor do ingresso. 

Tanto o Parque Mundo Novo quanto o Parque Cascata do Avencal oferecem mirante para contemplação onde é possível observar os mais de 100 metros de queda livre da cascata de um lado e do outro lado o vale por onde passa o Rio Funil.

A cascata também pode ser avistada do deck das Inscrições Rupestres, no quilômetro 5 da SC-110. Para acessar a parte de baixo da cascata é preciso fazer outro caminho, acompanhando o curso do rio até o final da Estrada Geral do Rio Capoeiras, onde estão localizadas algumas pousadas de Urubici. 

No final do trajeto basta percorrer mais alguns metros de trilha pela mata, seguindo pelas pedras, e contemplar a grandiosidade da cascata.

Pedra Furada

Pedra Furada

A Pedra Furada é um cartão-postal de Urubici. Um dos acessos é feito por meio de uma trilha que dura, em média, cinco horas de caminhada. O contato com a natureza, os cânions e os vales viram um gás a mais para que a chegada ao final da trilha seja recompensada e faça valer a caminhada.

Também é possível seguir uma trilha para conhecer o Cânion Espraiado. A caminhada requer um pouco mais de resistência: ao todo, são nove quilômetros por um trajeto com subida até o cânion, mas a vista de lá compensa qualquer esforço. 

Na cidade, existem os guias turísticos que prestam esse tipo de serviço para os turistas Para quem não é acostumado com trilha, é importante verificar no local quais são os pacotes oferecidos e garantir a segurança de quem estiver fazendo o passeio. 

Mirante

Mirante

Quem quer ver Urubici de cima, pode conhecer o mirante da cidade. O local fica a quatro quilômetros do Centro, com acesso pela SC 430. Vale a pena conhecer para admirar as montanhas e aproveitar as mais belas e verdes vistas.


Maria Luiza

Jornalista em formação, focada em trazer as curiosidades mais legais de Santa Catarina para os leitores.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Quiz de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Teste de trivia
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar conhecimento
Enquete
Votando para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com embutidos e visuais
Lista
Os listículos clássicos da Internet
Contagem regressiva
As contagem regressivas clássicas da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para obter a melhor submissão
Lista classificada
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine Embeds
Áudio
Embutidos do Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF